Por mais que a sua estratégia esteja focada em crescimento de patrimônio no longo prazo, ter uma parcela de geração de renda mensal faz bem.
Investir bem envolve manter constante o hábito de investir e ter um bom controle emocional. Apesar de falarmos para clientes que algumas alocações são para retorno a longo prazo, esperar esse prazo não é tão legal, não é algo que anime muito. A questão psicológica precisa entrar na equação em se tratando de investimentos. Se o processo se torna chato, ele vai encontrar barreira para ser mantido.

E é justamente aí que vem a importância da renda mensal. Ela traz uma noção de que o dinheiro está trabalhando e torna esse resultado mais tangível. Resultado possível disso? O cliente ficar mais estimulado e animado para seguir investindo e aumentar essa bola de neve.
Uma abordagem que eu adoto nos meus conteúdos é a de falar: UM INVESTIMENTO E OUTRO. Algumas pessoas vão na linha de que você ter que fazer uma escolha: fundos imobiliários ou ações? Imóvel ou fundos imobiliários? Ações de dividendos ou ações de crescimento? Ao invés do UM OU OUTRO, comece a pensar no UM E OUTRO. Você pode estar pensando na questão de crescimento do patrimônio, mas é inegável que ver os “pingados” mensalmente na conta acaba alimentando a satisfação e contribui para a manutenção da estratégia. Longo prazo é muito longo e os dividendos permitem ver o resultado do trabalho do dinheiro de forma mais rápida.
Eu sou da teoria que a renda passiva mensal tem um efeito psicológico poderoso na vida do investidor: ele mostra o trabalho de parte do patrimônio e o permite colher um certo retorno no curto prazo, algo em linha com a teoria Bird-in-Hand de Gordon e Lintner (1962).
Um ponto que o investidor precisa se atentar é o seguinte: a geração de renda mensal tem um preço associado. O preço disso é a oscilação patrimonial. FIIs (e ETFs que geram renda) são ativos de renda variável, logo, o preço da cota vai sofrer oscilação e o investidor precisa entender isso.
Se você tem interesse em ter o meu acompanhamento dos seus investimentos, fique a vontade para entrar em contato pelo botão abaixo:
Deixe um comentário